A pele é o maior órgão do corpo, funcionando como uma barreira física para proteger o corpo de patógenos (com as bactérias), produtos químicos e raios UV. Suas três camadas são: epiderme, derme e tecido subcutâneo, que juntas desempenham funções essenciais, como termorregulação e produção de vitamina D.
Nesse verão é comum voltarmos a ouvir sobre a cenoura para garantir aquele bronzeado, o que de fato pode ocorrer, porém o responsável por este feito é o betacaroteno contido na cenoura, fazendo parte da família dos carotenóides.
Os carotenóides são uma família de substâncias derivadas da vitamina A e de aparência laranja, vermelha e amarela. Além de proteger a pele do fotoenvelhecimento causados pelos raios UV, os carotenóides desempenham a manutenção da visão e podem auxiliar na oxidação do colesterol LDL.
Em um estudo com 30 mulheres saudáveis com mais de 50 anos, a suplementação com betacaroteno melhorou as rugas faciais e a elasticidade. Os pesquisadores também registraram um aumento significativo nos níveis de mRNA do procolágeno tipo I, que regula a produção natural de colágeno na pele. Outra pesquisa publicada na Nutrients analisou os efeitos da suplementação ao longo de 10 semanas. As pessoas que receberam o suplemento tiveram melhora nas condições da pele como “pele áspera” e “textura”.
A Universidade de Manchester analisou os efeitos na pele após 12 semanas de ingestão do carotenóide licopeno por mulheres. Os pesquisadores concluíram que este tem propriedades protetoras significativas contra manchas induzidas por raios ultravioleta.
Como não são produzidos pelo organismo, os carotenóides devem ser obtidos através de alimentos ou suplementos! Os exemplos de alimentos contendo carotenóides são cenoura, couve, manga, abóbora, gema de ovo, camarão, salmão, mamão e tomate.
Vale ressaltar que já se sabe que há uma redução na quantidade de ácido hialurônico na pele, havendo também uma concentração reduzida ao longo dos anos de colágeno. Os carotenóides podem ser nossos aliados na prevenção do envelhecimento, principalmente no que tange o auxílio à fotoproteção.
Referências:
Brunel, N.C; Müller, S.D. ESTUDO DAS ATIVIDADES DO LICOPENO NA PELE: UMA REVISÃO SISTEMATICA. Runa. 2017.
Uenojo, Mariana, Maróstica Junior, Mário Roberto e Pastore, Gláucia MariaCarotenóides: propriedades, aplicações e biotransformação para formação de compostos de aroma. Química Nova [online]. 2007, v. 30, n. 3 [Acessado 8 Fevereiro 2022] , pp. 616-622. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0100-40422007000300022>. Epub 28 Maio 2007. ISSN 1678-7064. https://doi.org/10.1590/S0100-40422007000300022.
Yasuhiro Nishida; Allah Nawaz; Karen Hecht; Kazuyuki Tobe. Astaxanthin as a Novel Mitochondrial Regulator: A New Aspect of Carotenoids, beyond Antioxidants. Nutrients 2021, 14, 107 .
0 comentários