O leite de vaca em um cenário de uma alimentação equilibrada e saudável não faz mal à saúde, exceto para pessoas que possuem alergia à proteína do leite e intolerância à lactose, quer entender melhor a composição do leite e o porquê dela não ser maléfica? Leia abaixo.
O leite possui como principal carboidrato a lactose, compreendendo de 40 a 50 gramas por litro, ou de 8 a 10 gramas por copo (200 mL). Fisiologicamente, esse açúcar pode contribuir para a utilização de vitamina D pelo organismo, sendo importante também no que diz respeito ao metabolismo ósseo.
⠀Vale ressaltar que o leite também possui lipídios (gorduras), uma das funções dos lipídios presentes no leite é a de carrear vitaminas lipossolúveis. A fração lipídica do leite é composta principalmente por triacilgliceróis (98%), além de diacilglicerol (2%), colesterol (0,5%), fosfolipídios (~1%) e ácidos graxos livres (0,1%). Dentre os ácidos graxos presentes no leite, 70% são saturados, com destaque para o palmítico e mirístico e para os ácidos graxos de cadeia curta, com destaque ao butírico e capróico. Os insaturados compreendem 30%, com maior representatividade de ácido oleico, linoleico e α-linolênico.
Além disso, possui naturalmente pequenas quantidades de gorduras trans, e diferente do que muitas pessoas pensam, nem todas as gorduras trans são ruins, dentre estas, destaca-se o ácido linoleico conjugado (CLA), que vem sendo associado a benefícios à saúde, como a melhora da condição cardiovascular e do sistema imunológico. Estudos indicam que os lácteos compreendem 70% da quantidade de CLA consumido diariamente.
O leite de vaca também é considerado importante fonte de proteína para a alimentação humana, uma vez que contém, em média, 32 g desse nutriente por litro, ou 6,4 g por copo (200 mL).
Os principais requisitos para a classificação dos diferentes tipos de leite sustenta-se em seu teor percentual total de lipídios (integral, desnatado (não contém a porção de gordura trans que pode ser benéfica) e semi-desnatado).
Conclui-se que o leite pode sim ser benéfico para pessoas não intolerantes à lactose e pessoas não alérgicas à proteína do leite, não acarretando em malefícios à saúde em uma dieta equilibrada.
Referências:
A IMPORTÂNCIA DO CONSUMO DE LEITE NO ATUAL CENÁRIO NUTRICIONAL BRASILEIRO. SBAN.2015. Disponível em: SBAN_Importancia-do-consumo-de-leite.pdf (cloudpainel.com.br)
Benjamin, S., Spener, F. Ácidos linoleicos conjugados como alimentos funcionais: uma visão de seus benefícios para a saúde. Nutr Metab 6, 36. 2009. https://doi.org/10.1186/1743-7075-6-36







0 comentários