Qual a Diferença entre os tipos de Whey? Como escolher o mais apropriado

Atualizado em 07/03/2022
Por Vanessa Stumpf

Qual a Diferença entre os tipos de Whey? Como escolher o mais apropriado

Atualizado em 07/03/2022
Por Vanessa Stumpf
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Whey corresponde às proteínas do soro do leite, que costumam ser extraídas durante o processo de fabricação do queijo. Contém alto teor de aminoácidos essenciais, especialmente os de cadeia ramificada (BCAA), também apresentam alto teor de cálcio e de peptídeos bioativos do soro, que irão auxiliar na síntese proteica e construção muscular. [1] Vale ressaltar que hoje no mercado existem diversos tipos de whey, pensados de acordo com cada público.

Whey Puro: Na verdade são complexos proteicos que podem conter várias fontes de proteína como a própria proteína do soro do leite (o whey), albumina, proteína da carne e colágeno. Geralmente seu custo e qualidade são mais baixos, pois a qualidade da proteína pode variar de acordo com a fonte de proteína contida neste whey puro. 

Whey Concentrado (WPC): Costuma atender a grande parte das pessoas, este é extraído do soro do leite e passa por um processo de filtragem. Este produto contém lactose e gordura em sua maioria, contém também a proteína que pode variar de 30% a 80% do total do suplemento. 

Whey 3W: Contém o whey concentrado, isolado e hidrolisado. Seu custo é intermediário, costumando ser mais alto que o whey concentrado e mais baixo que o whey isolado e hidrolizado. Este também contém lactose.

Whey Isolado: Este é extraído do soro do leite e passa por processos de filtragens extras (microfiltração), tendo muito menos lactose e gorduras, e o seu produto final tem cerca de 85% a 90% de proteínas. Este produto devido às suas filtragens extras pode possuir um maior custo dentre os três vistos acima.

Whey Hidrolisado: Neste suplemento as moléculas de proteína são parcialmente quebradas, tendo como resultado aminoácidos e peptídeos, tal processo pode auxiliar no processo de absorção da proteína no nosso organismo, tornando-o mais rápido. 

Então qual Whey devo escolher?

Depende, intolerantes a lactose, por exemplo, podem se beneficiar do Whey Isolado por conter quantidades insignificantes de lactose, já para o público de uma forma geral o whey concentrado é uma boa opção em custo benefício. Vale ressaltar, que a Fullife Nutrition possui linhas pensadas especificamente para alguns públicos.

O ISO WHEY FOR WOMEN + COLÁGENO, é um exemplo de whey isolado, zero lactose, adaptado para as necessidades das mulheres, contendo BCAA, colágeno e vitaminas que irão auxiliar no fortalecimento das unhas e cabelos, além do auxílio na recuperação muscular.

Referências:

  1. Haraguchi, Fabiano Kenji, Abreu, Wilson César de Paula, Heberth de Paula.  Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana. Revista de Nutrição [online]. 2006, v. 19, n. 4.
Vanessa Stumpf, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários sua opinião sobre: Qual a Diferença entre os tipos de Whey? Como escolher o mais apropriado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This